O JOGO
ZOMBIE RAID: No One Survives se aventura em um campo um tanto quanto subvalorizado durante muito tempo, mas que vem agradando uma gama de jogadores ultimamente devido a quantidade e variedade de jogos no mesmo estilo: Camera TopDown + Movimentação WASD + Mira livre com o mouse.
Para muitos, esse estilo de controle só presta em controles, mas a questão é que é muito mais simples do que parece. (e divertido também!) Além de ser um alívio pra quem gosta do estilo de câmera mas já está cansado de ficar clicando pra poder andar pelo mapa, como é mais comum em jogos com este ângulo de visão, como Dota, League of Legends, Diablo e afins.
A temática zumbi, é outra que, no mundo dos games, já teve seus altos e baixos (e algumas vezes buracos…), mas é um cenário de jogo que eu particularmente gosto muito. Apocalipse Zumbi sempre combina com qualquer estilo de jogo. De puzzles à RPG, de corrida à FPS, eliminar zumbis é sempre satisfatório.
Sem contar os cagaços aleatórios que acontecem quando um zumbi aparece do nada ou quando ele não aparece mas é ouvido nas proximidades. Jogo de zumbi é basicamente um eletrocadriograma interativo.
O ambiente de ZOMBIE RAID é bem feito e apesar de lidar com níveis diferentes, ele lida com a transicão de andarem de forma simples mas sem problemas. O jogador pode mudar de andar usando escadas ou elevadores de forma fluida. Talvez apenas em momentos de tiroteio o jogador possa se atrapalhar um pouco para entender se os zumbis e os oponentes estão andar acima ou abaixo.
Uma escolha visual (ou técnica) dos desenvolvedores que não me agradou tanto é o fato da visibilidade dos inimigos, mesmo estando em um quarto fechado no terceiro andar de um prédio, os zumbis são visíveis ao jogador, porém, as vezes os oponentes ao virarem uma quina de parede após passarem por uma porta e ficarem fora do seu campo de visão, eles desaparecem.
Estava jogando o playtest nada data dessa postagem, e senti uma estranheza nesse quesito. Pelo menos foi a impressão que tive durante minhas partidas.
Por falar em partidas, o jogo indica na sua tela principal que poderão ser formadas equipes de até 4 jogadores (então se tiver interesse no jogo, já vai hypando seus amigos), e 5 modos de jogo inicialmente.
Os 3 que estão liberados nesse momento são:
- Combate entre equipes (4 vs 4)
- Mata-mata tradicional (jogar solo no playtest me colocou contra 3 bots)
- Modo Horda (sobreviver a rodadas de ondas de zumbis com intervalos para se equipar)
Os outros 2 modos que ainda estão inativos são:
- Duelo (1 vs 1)
- Raid (explorar a cidade em busca de loot, enquanto mata zumbis e fica esperto com outras equipes pelo mapa)
Levando em consideração os modos de jogo que terão, é fácil julgar que quase todos os tipos de jogadores se sentirão agraciados. Faltou apenas um modo Raid Solo, pra quem gosta de incorporar o próprio Tenente Coronel Robert Neville de Eu Sou a Lenda, e explorar um mundo (ou cidade) cheia de zumbis raivosos querendo sua pele, coletando cacarecos pra sua casa segura, e tentando sobreviver apenas mais uma noite.
E esse tipo de jogador sou eu.
Competição é legal, mas uma das coisas que sinto falta é a casualidade dos jogos. Em que você abria um jogo, e conseguir simplesmente jogar ele, sem se preocupar em ser o mais forte, o mais bem equipado ou o cara com mais skins coloridas do servidor.
Mas quem sabe, isso não possa ser resolvido com uma opcão de jogar solo, ou com salas apenas por convite para poder sobreviver numa cidade infectada apenas com os amigos, seguro de que nenhum deles vai te espetar uma azeitona na nuca quando um loot mais poderoso aparecer.
Quem sabe até mini missões poderiam ser adicionadas no futuro. Vou torcer pra isso, pois gostei do jogo.
O PLAYTEST
ZOMBIE RAID: No One Survives está previsto para lançamento em 12 de Julho (2024), mas atualmente está rolando o playtest. Interessados podem acessar a página do jogo na steam e solicitar chaves de acesso para participar.
Eu recomendo! É sempre bom testar jogos antes de comprá-los. Seria ideial que o mercado fosse assim: todo jogo eletronico digital deveria ter uma demo.
No playtest é possível decobrir logo de cara que o jogo é basicamente cooperativo/competitivo, o que indicar que jogar sozinho pode trazer experiências frustrantes em algumas situações.
Existe um tutorial pra mostrar os comandos básicos, funcionamento itens, etc.
E ao completar o tutorial e as partidas, o jogador é recompensado com pontos que ele pode gastar numa opcão chamada “equipamento”, em que há uma diversidade de SPRAYS, VEÍCULOS (que tem a função de aparecer no mapa e trazer munição ao jogador), ARMAS, EQUIPAMENTOS para vestir, itens CONSUMÍVEIS, e por fim CLASSES (onde pode se alternar entre 4 classes disponíveis e gastar pontos para comprar upgrades).
Em gameplay, o jogo roda de forma fluida, é bem leve, os controles respondem muito bem. Um ou outro comando poderia ter sido colocado por padrão em um lugar melhor (como por exemplo a coronhada é usada na tecla alt), mas isso vai de cada jogador e pode ser alterado nas opções de controles. Creio que entre os amantes de jogos de zumbi, talvez (e apenas talvez) apenas os que não gostam do modo de movimentacão WASD possam relutar em experimentar o jogo.
O gráfico do jogo é bem detalhado e ambientado, e me traz uma vaga lembrança de Racoon City (de RE2). O que á ativa uma chama de nostalgia e possível referência.
Apesar da câmera ser aérea, o visual do jogo é altamente bem feito, realista, e o cenário é cheio de elementos visuais (sangue, detritos, sujeita, etc) que deixam o clima ideal do tema do jogo.
Existe um outro jogo, com uma pegada parecida, e com algumas mecânicas parecidas e outras diferenciadas, chamado How To Survive 2 (tem o 1 também, mas eu jogava o 2), que poderia sugerir implementações bacanas pro ZOMBIE RAID.Como elementos de RPG, crafts simples (simples por favor, nada de construir uma base. Odeio isso!), e missões diversas. Mas isso é um desejo de alguém que ainda busca encontrar um jogo quase perfeito. Os desenvolvedores criam livremente e os jogadores gostam ou não. Ouvir demais a “comunidade” pode afundar o jogo em alguns casos, porque sempre vai ter um pra não gostar do que o outro gostou.
Essa é a minha opinião sobre ZOMBIE RAID: No One Survives, baseada na minha experiência com a atual versão de playtest e das minhas preferências pessoais de jogos de zumbi, câmera aérea, movimento WASD e desejos de um modo SoloRaid que pode ou não surgir um dia, já que o jogo tem uma pegada mais de PVP mesmo.
Recomendo se inscrever pra conseguir uma chave para jogar o playtest e tirar suas próprias conclusões sobre o jogo. Depois disso, se puder e quiser, venha e comente sua experiência pra dizer onde concorda ou discorda com a minha visão.
Trocar ideias é tão bom quanto trocar tiros. (nos jogos!)