Ex-Devs de DOOM e Killzone trabalham em jogo cooperativo tático de sobrevivência, misturando “horror” com máquinas e mutantes. Conheça: The Forever Winter

O Jogo:
O primeiro trailer de gameplay do The Forever Winter foi liberado no canal oficial da desenvolvedora (no youtube) no dia 2 de Maio, revelando o que parece ser uma experiência em jogo daquele episódio de Animatrix – O segundo renascer, onde acontece a guerra entre humanos e máquinas, só que em modo loop.
Pois o jogo seguirá o estilo looter shooter ao que parece. Onde você deve ser bom (e esperto) o suficiente para sobreviver o máximo que conseguir para poder obter e melhorar seus equipamentos e levar seu saque contigo.
E tudo isso em meio a uma guerra entre mutantes e Mechas gigantes que não estão nem aí para você… pelo menos enquanto você não cruza seus caminhos.

Pelo que já foi dito pelos desenvolvedores, isso não vai ser uma tarefa tão simples, pois eles vão apostar em um modelo de gameplay doloroso para o jogador, em que cada confronto seja duro o suficiente para te forçar a melhorar para não ser derrotado e que no mínimo seja uma situação tensa sempre que a possibilidade de combate surgir.
O simples fato de SOBREVIVER vai ser a definição de vitória em The Forever Winter.
Um mundo projetado para ser implacável ao mesmo tempo que inesquecível. Onde mesmo que o jogador aumente suas habilidades e seu poder no jogo aumente, ele sempre se sentirá como um rato de laboratório preso em um labirinto eterno, e que para sobreviver terá também que contar com o trabalho em equipe.

The Forever Winter – o gameplay

The Forever Winter, ao que parece, poderá ser jogado mesmo se não tiver amigos fiéis. Companheiros com inteligência artificial poderão completar sua equipe para que ela tenha 4 componentes.
Mas em um jogo onde os inimigos tentarão te eliminar a todo custo quando encontrá-lo (e com um grau de sucesso considerável), seria inteligente confiar em máquinas fazendo a sua cobertura? Eu ficaria sempre alerta por precaução.
E o que parece ser uma tarefa simples (não ser visto) pode e vai se tornar um pesadelo caso sua equipe falhe em passar despercebida e se tornar uma tarefa quase impossível (não ser morto).

O Hype:
Particularmente eu já gostei muito do estilo de jogo onde sobreviver é seu único objetivo. Tudo começou com “INFESTATION”, que na minha cabeça era um bom jogo, apesar de ser muito ruim em questões como jogabilidade, gráficos, movimentação, inimigos, conexão com servidores e mais uma lista enorme de problemas… Mas eu curtia jogar pelo terror que aquele jogo me passava quando escuridão da noite tomava conta de tudo, quando ouvia um som de zumbi próximo mas não fazia ideia de onde vinha, quando um disparo era ouvido ao longe ou uma lanterna brilhava entre as árvores, denunciando a presença de um jogador que poderia ter me visto ou não, que queria me eliminar para ficar com meus equipamentos… ou não. Tudo era incerto pra caramba e isso dava um clima tenso no jogo. Mesmo que o jogo não tivesse um objetivo, era jogar por jogar, sobreviver sem fim, a repetição era divertida nesse caso.
De lá pra cá, além de Infestation virar um lixo (por ficar datado, por ter virado uma máquina caça-níqueis, e também por ter sido dominado por cheaters), outros jogos surgiram e aos poucos foram modernizando e modificando o estilo de jogo, e aos poucos o terror desses jogos foi substituído por outras coisas que já não me agradam mais.

Meu hype com The Forever Winter está longe de ser alto, porque não vejo nele algo que realmente me trouxesse o horror e a tensão durante o jogo, algo que nem vem de nostalgia, vem do que julgo ser divertido pra esse estilo de jogo.
O jogo parece que vai ter uma base sólida de temática, a guerra sem fim entre duas grandes forças em que você é um catador de trecos que precisa ser o mais discreto possível.
Olhando assim, parece ser mais interessante, e décadas mais evoluído em questões técnicas, do que o jogo que usei como nível comparador, mas fico com o pé atrás até ver realmente o quanto ele é desafiador e assustador.
Cada um provavelmente vai ter um outro jogo para comparar e avaliar segundo seus critérios, é da natureza humana avaliar constantemente as coisas as comparando com coisas que já conhecemos. Se não fosse assim, alguns jogos nunca teriam se tornado pontos de referência para os outros jogos.
The Forever Winter vai ficar na marca de hype médio pra mim. Quem sabe, com mais informações, vídeos ou quem sabe se liberarem uma demonstração, isso possa mudar.

Site oficial da FunDogStudios