Metal Slug Tactics leva aquele universo conhecido dos soldados mais loucos, para uma abordagem totalmente nova… Melhor do que aquele fiasco em 3D devidamente esquecido!

Quem nunca jogou o caô de que tinha zerado Metal Slug com apenas uma ficha, que atire a primeira granada!
O Histórico:
Metal Slug fez parte da história gamer de muito marmanjo por aí, mesmo antes de chegar aos consoles e podermos finalmente terminar o jogo sem ter que desembolsar uma grana alta em fichas, fazendo o uso do (nesse caso) abençoado “Continue”.
Lembro até hoje que meu primeiro contato com esse jogo incrível, foi em uma rodoviária, enquanto esperava o ônibus chegar. Lá, naquele fliperama tradicional, foi onde começou uma ligação de amor e ódio, que perdura até hoje, e que balança o coração de um gamer nostálgico a espera por uma nova aventura, agora em um outro modo de jogo que também gosto, apesar de não ser minha especialidade.
Nesse post, não vou traçar a longa jornada da franquia, nem falar das melhores ou piores edições. Vou focar apenas ao Hype deste lançamento em específico.
Revelado em 2021, esperado para 2022, e em 2023 um aviso foi dado de que o lançamento aconteceria em 2024. Essa é o histórico do Metal Slug Tactics até o momento. E apesar dos adiamentos e do papo de que o jogo teria sido cancelado, parece que dessa vez, está tudo certo para um lançamento.
O Hype cresce baseado nos vídeos de revelação e de gameplay já lançados. Podemos conferir abaixo:
O Jogo:
Em Metal Slug Tactics, Marco, Eri, Fio e Tarma formam o Esquadrão Falcão Peregrino em um game tático por turnos (como o próprio nome sugere) e foge do clássico modo de correr e atirar de sempre.
O que vem da saga original, e pode ser facilmente identificado nos trailers acima, são os 4 personagens tradicinais (que aparentemente serão os únicos jogágeis), os gráficos em pixels fielmente representando os jogos anteriores, as animações de efeitos e os sons que tanto ficaram gravados em nossas cabeças.
O que vem de novidade nesse estilo de gameplay, serão as árvores de habilidades (comuns na maioria dos tactics), ataques especiais de cada herói e combos com mais de um personagem atacando simultâneamente para causar mais dano, além de alguma forma de chamar suporte de artilharia com os Slugs, e um sistema de adrenalina para superataques específicos contra vilões (que também mantém o visual icônico da série).
Outra coisa interessante, prometida e vista também no trailer, é o avançar pelo terreno que cria um junção com uma área anteriormente (aparentemente) oculta ao jogador. Níveis que são ampliados com o decorrer da missão, transformando o campo de batalha diferente durante a partida, e com diferentes combinações de peças de terreno adicionais, transforma a batalha em algo não previsível e clichê (diferente de um andar pra frente interminável), e com isso, exigindo que os confrontos precisem de estratégia para serem vencidos, como todo bom e velho jogo tactics.
Segundo as informações liberadas até hoje, o fator “Replay” virá de elementos Roguelite inseridos de forma que farão as missões sejam rejogáveis até as vitórias serem conquistadas (as habilidades conquistadas provavelmente ficam com os personagens mesmo com a derrota, e podem fazer a diferença ao enfrentar novamente um nível antes perdido, podendo usar novas táticas por causa das skills que antes não tinha), mas também foi dito que quando os chefes ganham, será rápido retornar a batalha. Podemos imaginar que talvez vá existir uma forma de “savepoint” no início de batalhas mais duras para que no caso de fracasso, o jogador não tenha que passar por todo um setor novamente para chegar ao chefão.
Os produtores também deixaram claro que as músicas estarão a cargo de Tee Lopes (o mestre sonoro por trás de: Sonic Mania, League of Legends, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge e Streets of Rage 4’s Mr. X Nightmare DLC, entre outras “cositas mas”).
Metal Slug Tactics busca ser, uma homenagem respeitosa a um dos maiores clássicos de todos os tempos (em seu nicho) e uma nova maneira criativa de celebrar a renomada série, levando seu universo bem humorado à uma nova perspectiva (literalmente falando).






A História (que servirá de pano para o tiroteio desenfreado):
Donald Morden está de volta! Depois de muito tempo escondido em um país que se opõe ao Governo Mundial, ele pacientemente deu um golpe de estado e está finalmente pronto para se vingar do mundo com o exército que reuniu ao longo dos anos. Os Falcões Peregrinos terão que fazer tudo ao seu alcance para atravessar as linhas inimigas e derrubar Morden antes de avançarmos na guerra!
Características do jogo, informadas pela Leikir Studio (desenvolvedora):
- Conheça o primeiro RPG tático da série METAL SLUG
- Experimente uma enorme capacidade de reprodução com peças de terreno feitas à mão
- Desfrute de incríveis gráficos pixel-art que respeitam a série
- Enfrente dados desafiadores e tente novamente a mecânica com seu esquadrão
- Desafie chefes icônicos da série METAL SLUG
- Escolha entre irmãos de armas icônicos para criar a equipe perfeita
- Encontre os melhores combos para vencer seus inimigos em batalhas épicas



O Hype:
Eu estou particularmente com o Hype alto para esse jogo, tanto pelo grande peso que a série Metal Slug tem na minha vida (tirando aquele jogo lá…), pois como boa parte dos gamers, eu joguei todos os jogos já lançados oficialmente, e sim, eu zerei com apenas uma ficha no fliperama (invejosos dirão que estou mentindo), e também pelo passeio da franquia em um outro estilo de jogo que também curto, que é o tática e turnos.
Acredito que esse jogo pode encontrar espaço tanto entre os mais velhos que estão no mesmo degrau que eu, quanto para os mais novos que sequer conhecem o jogo, os personagens ou sua história tão satírica da realidade.
Espero que Metal Slug Tactics são seja destruído pela modinha gacha (modelo de negócios de jogo bom pra empresa, péssima para o jogador), pois é algo que realmente tira muito do prazer de se experienciar um jogo, na minha opinião.
Uh-oh! Big!