Deliver at all costs é aquele jogo que você inicia achando que vai apenas ficar andando de carro pra la e pra ca fazendo entregas de forma caotica em um ambiente altamente destrutivel, mas que te envolve em uma historia misteriosa que se desenrola ao final de cada missao cumprida, e que vai te intrigando mais e mais, caso você nao seja um pulador compulsivo de cutscenes.

Apesar de ser um jogo de mecanicas simples, como andar de carro do ponto A ao ponto B repetidamente pra seguir em frente, ele raramente te obriga a correr contra o tempo em alguma missao. O que torna tudo bem leve. É o jogo ideal pra você deixar seu filho pequeno jogar tranquilamente no modo livre apenas zanzando pelas ruas e destruindo tudo.

Mas se você for realmente jogar o jogo, vai ter o controle de Winston, o personagem principal da historia, que te dá pistas desde o começo que ele é mais que um mero entregador de encomendas, e que tem um passado do qual ele quer manter distancia, mas que o andamento do enredo te empurra a desvendar pouco a pouco o que está realmente acontecendo ali.

A estética do jogo se conecta com o ambiente onde ele se desenrola. Um bloco de anotacoes indica o que você deve fazer a seguir, e é riscada quando um objetivo é cumprido, o mapa é realmente um mapa, e o menu do jogo nada mais é do que o diário do Winston que traz informaçoes valiosas para quem quer aproveitar a narrativa de forma mais completa e profunda.

Apesar de ter a lista de tarefas para se guiar, e uma pequena anotacao prendendo o minimapa a HUD do jogo na tela, em alguns momentos você ainda pode ficar meio perdido do que é pra fazer exatamente ou qual caminho é melhor pra seguir.

Por falar em caminho, o jogo te mostra de forma bem discreta por quais ruas você deve dirigir pra chegar ao seu destino, com setas pintadas no chao. Eu particularmente gostei da solucao, porque não te obriga a ficar olhando o mini mapa constantemente pra seguir uma linha amarela por exemplo, o que por vezes vira uma distraçao.

 O game usa de forma bem peculiar o modo de visão, sendo um topdown isometrico com 2 opções de angulos que o jogador pode alterar facilmente quando quiser, e um leve efeito tiltshift que por vezes te faz imaginar estar controlando seu personagem e o carro em uma miniatura de mundo. Foi uma escolha de arte bem feita pra fugir dos padroes mais comuns de jogos de carro.

 Outra escolha interessante, mas que deve ter desagradado muita gente, é o fato de que, apesar do jogo não ter graficos ultra realistas, ter uma historia curta e não ter muitas mecanicas complexas ou eventos que demandam um pc super poderoso pra jogar, ele não é um open world, ou seja, não tem um mapa aberto. Tem, mas não de forma unificada.

 O mundo do jogo é dividido em pequenos bairros, que podem ser acessados por passagens em pontos especificos. Talvez tenham feito dessa forma por questao estética, ou por facilidade de producao ou por alguma limitacao na engine usada, no caso a Unity, MAS, independente de qual tenha sido a razao, a separacao de cada parte da cidade fez com que cada uma tenha sua ambientecao particular.

 A historia do jogo não é tao complexa como fisica quantica mas também não é uma historinha pra livro infantil pra ler na hora de ir dormir, digamos que é uma versao com rodas e destruicao de alice no pais das maravilhas. No geral é divertido mas as vezes você se pergunta o que raios está acontecendo. Em alguns momentos você pode até se confundir e ficar sem saber se o que você está acompanhando na tela é o passado, o presente ou o futuro dos acontecimentos.

Você acompanha a historia até o final, faz de tudo pra não se perder nas voltas e reviravoltas e quando finaliza o jogo percebe que ficou cheio de perguntas que aparentemente seriam respondidas antes de cair os créditos. Aí você se dá conta de que a recompensa por ter zerado o game é um quilo de confusão embalado num pacote bem grande de curiosidade. E com um laço amarelo bem bonito em cima.

 O que deixa claro de que o jogo foi projetado pra ser o inicio de uma serie ou a base pra futuras DLCs, quem sabe sem longos periodos de espera entre uma e outra. O jogo termina com um plot twist multiplo, do que aconteceu à Winston e Donovan, qual a verdadeira motivacao de Florian, o que tem no diário afinal, que fim teve o julgamento, porque existem terraplanistas, entre outras que você vai ver se jogar.

E ainda lança duvidas que não fazem parte da historia, como por exemplo, como seria dirigir os carros que Donovan vê em sua “viagem”?, Motos seriam legais de pilotar nesse jogo? E veiculos aéreos?

 Uma sensaçao pessoal que tive ao jogar Deliver at all costs, é que o formato que ele apresenta de gameplay, mecanicas e visual, encaixaria perfeitamente em uma versão atualizada de GTA 2, em uma versão alternativa de Driver 1, ou quem sabe até uma versao diferenciada de Twisted Metal 2. Sempre imagino coisas assim quando jogo qualquer jogo. E pelo visto já deixei transparecer demais que sou um saudosista da era do Play1.

 Entao meu caro gamer, se você chegou nesse artigo porque perdeu a oportunidade de pegar o jogo gratis na epic e está em duvida se compra ou não, e por isso está procurando avaliacoes pela internet, leia com atençao:

Deliver at all costs é um jogo bonitinho, simples, divertido, que pode ser ser jogado sem compromisso, mas que pode tambem oferecer uma historia que vai te deixar querendo mais.

Não vale nem de longe os 150 reais que é a base de preço dele no momento em que tô fazendo essa analise, tanto pelo jogo ser curto, pois dá pra finalizar em menos de 8 horas tranquilamente, quanto pelo fato de que provavelmente em algum momento num futuro próximo o Deliver at all costs 2 vai ser anunciado. Pode anotar aí essa previsão.

 Digo isso porque acho pouco provavel de que a produtora do jogo se empenhou tanto em entregar um gameplay tão divertido que deixou a parte narrativa em segundo plano pra ter tantas perguntas e poucas respostas e um final que é sem duvida um cliffhanger, e me recuso a acreditar que foi proposital para que as pessoas que jogassem o jogo falassem mais dele exatamente pelo final tão aberto que foi entregue, sem que tivesse o objetivo de plantar um hype pra uma sequencia.

Mas essa é a minha opiniao.

Então se quiser jogar, espere uma boa promoçao, compre o jogo, e tire as suas próprias conclusoes.

Uma coisa que pode talvez impactar uma possível sequencia do jogo, é que Deliver at all costs foi lançado no dia 22 de Maio de 2025, e no mesmo dia a plataforma EPIC embarcou numa manobra bem agressiva e liberou o jogo gratuitamente e ainda manteve essa oferta até o dia 29 do mesmo mes. Ou seja, praticamente detonou a primeira semana de vendas do game. O que geralmente é a semana mais importante.

O motivo? Nao sei. Mas consigo imaginar que a EPIC ferrou a venda do jogo nas plataformas rivais com o único objetivo de tentar aumentar sua base de usuários. Tiveram sucesso? Não dá pra saber.

Mas se isso trouxe prejuizo à produtora que planejava fazer mais do que apenas 1 jogo, corre o risco de que o segundo jogo nem seja produzido ou até mesmo se o plano fosse fazer uma expansão em forma de DLC ou até quem sabe gratuita, já que o preço do jogo é salgado pro que é entregue atualmente, é bem provavel que esse lançamento gratis de um jogo de 150 reais pode ter matado a possibilidade de sabermos o que é realmente aquela maldita esfera. Espero que não, pois é um bom jogo e eu vou querer saber o que acontece depois do final.

 E pra você que teve a paciencia de ler até aqui, entrego uma curiosidade: Deliver at all costs nasceu em 2021 como um projeto de escola de um grupo de estudantes da Suécia, e se chamava originalmente Delivery Man. E sua historia obviamente é bem mais simplista do que o jogo atual. Você é um entregador que está no seu limite por ter sido demitido e deve correr como louco para fazer suas ultimas entregas dentro do tempo estipulado. Nessa fase inicial, o jogo já contava com algumas das coisas que se estabeleceram na versao comercial final, como visual cartunesco, jogabilidade alucinada e arremesso de pacotes diretamente da sua caminhonete.

Apesar de não se comparar com o jogo final, é um jogo que está disponivel de graça e que você pode experimentar para ter uma ideia de como bons jogos nascem de ideias que parecem meio malucas.

Aqui o link do itch.io do projeto, caso queira experimentar: >>> LINK <<<

 E se você não vai arriscar uma compra agora ou não quer esperar pra saber do que eu estou falando, se liga na dica: eu fiz uma gameplay sem comentarios do Deliver at all costs do inicio ao fim, separado em 12 partes, fazendo apenas a linha principal do jogo. Assim você ainda vai ter muito o que descobrir quando puder jogar esse game. Tem uma playlist no canal. Assiste lá.
O canal HoraNinja está aqui: youtube.com/@horaninja 

Por hora é só pequenos gafanhotos. Vou iniciar a gameplay assim de outro game assim que possível e levar pro canal e depois fazer uma analise como essa e publicar aqui e lá também em forma de vídeo.

Acompanhe o HoraNinja aqui e no youtube. Forte abraço! Fui.

E obrigado por ler meu artigo. Bons jogos pra você.