Persona
Persona 2 – (Créditos: Atlus)

Rumores de que remakes de Persona e Persona 2 podem estar em desenvolvimento, foram passados por uma fonte conhecida como “MbKKssTBhz5” [via X], mas como todo rumor, ainda não foi confirmada oficialmente pelos reais proprietários, nesse caso a Atlus.

Essa notícia talvez não traga Hype nenhum para os mais jovens que não conhecem a origem da franquia, entretanto, é fato de que tem uma galera mais velha por aí que está super empolgada com essa notícia.
E para quem não conhece, aqui vai um resumo desses clássicos que foram feitos com gráficos estilo anime, contavam com batalhas por turnos e histórias envolventes, e carregavam alguns aspectos de gameplay que conquistaram corações e mentes de jogadores e críticos em suas épocas.

Persona 1: A Jornada Inicia

Lançado em 1996 para PlayStation 1, Persona se destaca como um RPG inovador que combina elementos de dungeon crawler com simulação social. O jogador assume o papel de um grupo de adolescentes que despertam Personas [manifestações de suas personalidades ocultas], para combater criaturas sombrias conhecidas como Shadows.

A história se desenrola em torno do SEES (Special Extracurricular Execution Squad), um grupo formado por alunos da Gekkoukan High School que investigam os mistérios por trás das Shadows e a Velvet Room, um local enigmático onde os Personas residem.

Persona 2: Uma Nova Ameaça Surge

Dividido em dois capítulos – Innocent Sin e Eternal Punishment – Persona 2 expande o universo da série com novas mecânicas e uma narrativa intrigante. Lançado em 1999 para PlayStation 1, o jogo se passa na cidade de Inaba, onde um grupo de jovens investiga o surgimento de rumores que transformam pessoas em Júbilo [seres eufóricos e sem emoções].

Em Innocent Sin, o jogador controla um grupo de amigos que, após presenciar um estranho evento, descobrem a capacidade de invocar Personas. Eles se unem para investigar o mistério dos rumores e deter a responsável por trás deles, a máscara de Joker.

Eternal Punishment se passa alguns anos após Innocent Sin e apresenta um novo grupo de protagonistas. A história gira em torno do fenômeno “PLO (Philemon’s Wish)” que causa eventos bizarros na cidade e a aparição de novos inimigos.

Quais eram os elementos comuns entre esses 2 jogos?

  • Sistema de Batalhas por Turnos: Utilização dos Personas para atacar, defender e realizar habilidades especiais durante os combates.
  • Fusão de Personas: Combinação de duas Personas para criar novas com habilidades mais poderosas.
  • Simulação Social: Interação com personagens do jogo, para construir relacionamentos e desbloquear novas Personas.
  • Exploração de Dungeons: Exploração de dungeons cheias de inimigos e puzzles para progredir na história.
  • Trilha Sonora Inesquecível: Ambas atmosferas dos jogos com músicas marcantes e memoráveis.

Impacto e Legado:

Persona e Persona 2 são considerados jogos cult que influenciaram a série Persona e outros RPGs posteriores a eles. O sistema de Personas, a fusão de Personas e a simulação social se tornaram elementos marcantes da franquia.

Embora os gráficos e a jogabilidade possam parecer datados para os jogadores atuais, a história, os personagens e a temática psicodélica ainda são atraentes para quem busca uma experiência RPG única e envolvente.
Já para os saudosistas de plantão, o que vale é massagear a nostalgia e relembrar o quanto esses jogos foram marcantes em suas vidas de gamer das antigas, onde o jogo em si, era o mais importante.

Se você procura um RPG clássico com uma história profunda e personagens memoráveis, Persona e Persona 2 são jogos que valem a pena explorar. Tanto os prováveis remakes, quanto os originais!

O sucesso recente do remake de Persona 3 [Persona 3 Portable], que anda bem avaliado na Steam, acende ainda mais a chama da esperança por remakes dos seus antecessores. Será que a Atlus vai atender aos pedidos dos fãs e dar vida nova a esses clássicos atemporais?

Fique de olho para mais informações! E se você já jogou Persona e Persona 2, fique sabendo que em breve teremos um local especial para você compartilhar suas experiências e comentar como anda seu nível de Hype com tudo que vem por aí!